FATORES EMOCIONAIS PODEM CAUSAR QUEDA DE CABELO?

Essa é a pergunta de milhares de mulheres que acreditam ter queda de cabelo relacionada a fatores emocionais significativos, então será mesmo possível que haja uma relação entre a queda de cabelo e fatores emocionais? preparamos esse artigos para esclarecer essa dúvida e explicar por que isso pode sim acontecer.

fatores emocionais têm sido considerados possíveis causas de queda difusa de cabelo, para entender isso primeiramente é necessário compreender o ciclo de crescimento do cabelo. normalmente composto por três fases:

  • Período de crescimento: O cabelo cresce ativamente desde a raiz por uma média de 2 a 3 anos, podendo chegar até 6 anos antes que os folículos capilares se tornem dormentes.
  • Período de Transição: o período mais curto, dura de 2-3 semanas, nessa fase de transição, o cabelo para de crescer e se desprende do suprimento de sangue (vamos chamar aqui de “ancora dos fios”, localizada a baixo do couro cabeludo).
  • Período de descanso: Essa fase dura em média 3 meses, os fios de cabelo repousam na raiz enquanto um novo cabelo começa a crescer abaixo dela preso ao suprimento de sangue.

Esse é um processo natural que deve passar completamente despercebido. Cada fio de cabelo passa pelo ciclo de crescimento em momentos diferentes, assim não se perde mechas de cabelo de uma vez. Enquanto cai 50-100 fios de cabelo por dia, os outros 80-90% do seu cabelo estarão na fase crescimento já que temos em média cerca de 100.000 fios de cabelo.

Agora que já sabe como funciona o ciclo de crescimento do cabelo, podemos passar a diante e saber sobre o aumento da queda de cabelo, e logo após quais os fatores emocionais desencadeiam a queda difusa de cabelo.

Então como ocorre o aumento na queda de cabelo?

Independentemente da causa da queda de cabelo, o Ciclo de Crescimento do Cabelo é sempre afetado negativamente: A fase de crescimento é reduzida e afeta todo o ciclo de crescimento do cabelo, assim o cabelo entra mais sedo no período de transição, e a fase de repouso torna-se prolongada e prematura, estendendo a duração normal dessa fase e levando ao aumento da queda de cabelo e ao crescimento mais fraco. Após uma Fase de Repouso Prolongado, menos folículos capilares são induzidos de volta à Fase de Crescimento, resultando em nenhum recrescimento. 

Fatores emocionais que podem causar queda de cabelo.

Estresse significativo e ansiedade:

Grandes causadores de queda de cabelo que merecem atenção, três tipos de queda de cabelo podem estar associados a esses fatores emocionais: Eflúvio telógeno, Alopecia areata, Tricotilomania.

Depressão e tristeza:

A exposição a eventos deprimentes pode levar à queda de cabelo. A ligação entre queda de cabelo e depressão é tal que a depressão não só causa quebra e queda do cabelo, mas também altera a textura do cabelo, tornando-o seco e quebradiço. além da depressão causar quedas de cabelo alguns medicamentos prescritos para o tratamento da depressão pode ter efeito colateral como a queda de cabelo.

Preocupação exagerada:

Apenas a preocupação não relacionada a outros fatores como: estilo de vida, condições médicas e até mesmo efeitos colaterais de alguns medicamentos prescritos, não terá grande relação com a queda de cabelo, mas se estiver relacionada a algum desses fatores, se preocupar poderá levar a um estresse ou ansiedade causando ainda mais queda de cabelo.

Muitos indivíduos com esses problemas sofrem de deficiências nutricionais, e a falta de vitaminas ira desenvolver problemas com o crescimento do cabelo, pois proteínas, minerais e vitaminas são fundamentais para um crescimento forte e saudável dos fios.

Para uma melhora na condição de queda de cabelo, procure não se preocupar para não agravar a situação, ao invés disso busque iniciar um tratamento para a queda de cabelo e tente observar cada resultado de melhora para não voltar a situação de preocupação, pois em alguns casos o resultado pode aparecer rapidamente em outros pode ser mais tardio, mas a melhor opção ainda continua sendo: a persistência. A ajuda de um especialista na área é sempre bem vinda, se possível busque também por essa ajuda.

Super dica para você!

Quando o assunto é reestruturação, Mais Colágeno apresenta solução eficaz para quem procura em um só produto a fórmula completa e na quantidade ideal diária necessárias para reparar os danos causados e evitar a continuação da degradação.

Mais Colágeno é um suplemento alimentar a base de proteínas, vitaminas e minerais específicos para a saúde do cabelo pele e unha, sua fórmula é importada dos Estados Unidos, desenvolvida com a quantidade ideal de proteínas, vitaminas e minerais em cada capsula, para trazer o melhor resultado.

 

Referências:

  1. https://www.nih.gov/news-events/nih-research-matters/how-stress-causes-hair-loss
  2. https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/stress-management/expert-answers/stress-and-hair-loss/faq-20057820
  3. https://www.calmclinic.com/anxiety/symptoms/hair-loss
  4. https://worldhaircouncil.com/knowledge-centre/the-hair-growth-cycle/
  5. https://optimistminds.com/does-depression-cause-hair-loss/